JESUS CRISTO

JESUS CRISTO
O POUCO COM DEUS É MUITO E O MUITO SEM DEUS É POUCO

BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

terça-feira, 10 de setembro de 2013

IGREJA MATRIZ DE NATAL

Igreja Matriz atualmente. (Foto Filipe Mamede)


Igreja Matriz no passado
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, localizada no outeiro do sítio onde Jerônimo de Albuquerque Maranhão implantou a cidade. Destaca-se na paisagem urbana da atual praça André de Albuquerque, antiga Rua Grande, dos primórdios de Natal, em pleno Centro Cultural da Cidade.

O templo é monumento tombado pelo Governo do Estado e pertence a Arquidiocese de Natal. Contudo, tornou-se muito mais que uma casa de orações, transformou-se em um monumento que o Rio Grande do Norte orgulha-se de possuir e exibir, constituindo-se numa das poucas igrejas do Brasil erguida no início do século XVII.

A capela que deu origem a atual igreja foi construída em 1599. Ali foi celebrada a missa de fundação da Cidade do Natal.

O primeiro vigário provido na freguesia de Nossa Senhora da Apresentação, foi o padre Gaspar Gonçalves da Rocha, conforme consta na Relação de Ambrósio Siqueira da Receita e Despesa do Estado do Brasil, documento de 1605.

Algum tempo após a construção da primitiva capela projeta-se uma nova igreja, com dimensões superiores. Em 1619 o templo ampliado foi inaugurado.

No período de 1633 a 1654, os holandeses dominaram a Capitânia do Rio Grande. Naquela época Natal possuía apenas 40 casas. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação transformou-se em um templo calvinista, a partir da prédica realizada pelo pregador Johanna, em 18 de dezembro de 1633.

Expulsos os invasores flamengos, da Capitânia, em 1654, destruíram tudo que puderam, inclusive os livros de registros referentes à igreja.

Padre Leonardo Tavares de Melo foi o primeiro vigário da Matriz de natal, após a reconquista portuguesa. Ele chegou à Capitânia do Rio Grande em 1656, segundo consta no Registro de Concessão de Data e Sesmaria do Senado da Câmara do Natal, datado de 02 de janeiro de 1660.

O novo vigário logo cuidou da recuperação da igreja, porém as obras somente foram concluídas em 1694.

Ao longo dos séculos, a igreja sofreu inúmeros benefícios e acréscimos. A construção da torre, em 1862, concluía definitivamente, o projeto original da igreja.

A padroeira de Natal é Nossa Senhora da Apresentação, sua imagem remonta ao século XVII e chegou à Cidade boiando dentro de um caixote de madeira, em 21 de novembro de 1753. Motivo pelo qual a imagem que é, na verdade, Nossa Senhora do Rosário, passou a ser venerada como da “Apresentação”.


Dezenas de sacerdotes já passaram pela Matriz. O primeiro deles foi o padre Gaspar Gonçalves da Rocha, cujo sucessor nos dias atuais é o monsenhor Agnelo Dantas Barreto, muito dedicado às obras de conservação da igreja Matriz.
FONTE - HISTÓRIA E GENEALOGIA, DE ANDERSON TAVARES DE LIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TERRAS POTIGUARES NEWS

TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 25 BLOGS E MAIS DE 2 MIL LINKS

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
HONESTIDADE, HUMILDADE E SINCERIDADE

Quem sou eu

Minha foto
AMO A MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR EM ESPECIALMENTE A CIDADE DE MOSSORÓ

MAPA DE NATAL

MAPA DE NATAL